Psicóloga em Santo Amaro e Região

Atendimento a adultos, crianças e adolescentes.



Agendamento de consulta



Contato: (11)99538-9149 e (11 )97678-1939



e-mail: dekas@hotmail.com.br





Você sabe o que dizer transtonos Mentais?

Todos estamos sujeitos a sofrer com Transtornos Mentais. Com certeza, você tem algum parente ou conhece alguém que pode estar sofrendo desse mal. Infelizmente, ainda existe muito preconceito e pouca informação a respeito dos que possuem algum tipo de Transtorno Mental. Eles são freqüentemente discriminados e tidos como incapazes o que traz grande sofrimento. Só a informação poderá acabar com o preconceito e aliviar o sofrimento.


O que são Transtornos mentais?

Transtornos Mentais são alterações no funcionamento da mente que prejudicam o desempenho da pessoa na vida familiar, social, pessoal, no trabalho, nos estudos, na compreensão de si e dos outros, na tolerância aos problemas e na possibilidade de ter prazer na vida.

Porque falamos de transtornos mentais e não doenças mentais?


Em Medicina, são consideradas doenças as alterações da saúde que têm uma causa determinada, onde é possível perceber uma alteração física.
O termo Transtornos, por outro lado, é reservado para grupos de sinais e sintomas associados a alterações de funcionamento sem origem conhecida.


Em geral, os Transtornos Mentais resultam da soma de muitos fatores como:

• Alteração no funcionamento do cérebro;
• Fatores genéticos;
• Fatores da própria personalidade da pessoa;
• Condições de educação;
• Ação de um grande número de fatores de estresses;
• Agressões de ordem física e psicológica;
• Perdas, decepções, frustrações e sofrimento físicos e psíquicos que perturbam o equilíbrio emocional.


Podemos, então, afirmar que os transtornos Mentais não têm uma causa precisa, específica, mas que são causados por fatores biológicos, psicológicos e socioculturais.

Quais exemplos de Transtornos Mentais poderiam ser citados?

Estados de Depressão – são caracterizados por sentimentos de tristeza, desanimo idéias pessimistas de morte ou suicídio, tentativas de suicídio, dificuldades de concentração e de memória ou de tomar decisões . Sintomas físicos persistentes que não respondem a tratamento como: dores de cabeça, transtornos digestivos e dores crônicas. Inclui também a perda de interesse ou prazer em atividades, até de sexo, alteração de sono, energia e fadiga.

Estados de mania – são caracterizados por irritabilidade; idéias de grandiosidade; atividade aumentada, incluindo atividade sexual; acentuado aumento de energia; comportamento social inadequado, julgamento empobrecido, o que leva ao comportamento de risco; necessidade de sono diminuída, pensamentos acelerados e fala aumentada.


Estados de Ansiedade Exagerada – são transtornos sérios que trazem um nível de ansiedade muito elevado, de caráter crônico, incessante e que pode aumentar progressivamente quando não tratado. Há um comprometimento na realização de tarefas, conseqüência da dificuldade de concentração, da agitação. Há também o aparecimento de fobias, que não são apenas medos exagerados, são irracionais.

Pertencem a esse grupo de transtornos:


Síndrome do Pânico – é caracterizada por períodos de intensa ansiedade que surgem espontaneamente e que normalmente duram menos de uma hora. Esses ataques de pânico ocorrem aproximadamente duas vezes por semana, podendo ser mais ou menos freqüentes e podem estar associados à agora fobia (medo de estar sozinho em lugares públicos, especialmente em situações nas quais uma saída seria impossível).

Fobia Social – tem como característica principal o surgimento de uma intensa ansiedade, as vezes até semanas antes da situação temida, onde a pessoa sente que será exposta ao exame de outras pessoas e tem medo de agir de uma maneira humilhante ou embaraçante.

Trantornos Obsessivos-Compulsivos – são contatados quando as pessoas pensam determinadas coisas de uma forma repetitiva, perturbadora, ou repetem determinados atos inúmeras vezes ao dia, chegando a comprometer a execução de suas tarefas diárias, ou executam comportamentos que se tornam verdadeiros rituais (compulsões). Os comportamentos repetitivos (compulsões) são uma tentativa de reduzir a ansiedade relacionada às idéias repetitivas e invasoras (obsessões), mas nem sempre funcionam, podendo até aumentar a ansiedade. Nessas situações, a pessoa pode apresentar somente obsessão, somente compulsão ou ambas.

Fonte: INFE
SOMENTE LIVRES DO PASSADO PODEREMOS APROVEITAR O RESULTADO VALIOSO QUE UMA RENOVAÇÃO TRAZ SEMPRE
O que está à nossa frente e o que está atrás de nós, são coisas insignificantes se as compararmos com o que há dentro de nós. E, quando pomos para fora o que trazemos em nó.....


Henri David Thoreau
NÃO CONFUDA JAMAIS CONHECIMENTO COM SABEDORIA.
UM AJUDA A GANHAR A VIDA O OUTRO A CONSTRUIR UMA VIDA.

(SANDRA CAREY)